segunda-feira, 19 de maio de 2014

FILMES: Os Estranhos



Na cena inicial de Os Estranhos um locutor, fala que o filme a seguir é baseado em eventos reais é mostra uma estatística anual de violência nos Estados Unidos. Não existem provas de que o filme seja de fato baseado em eventos reais, a não ser a palavra do diretor.

O filme começa numa noite onde o casal Kristen (Liv Tyler) e James (Scott Speedman) voltam de uma festa, ambos parecem chateados, alguns minutos depois uma garota bate na porta e pergunta por alguém que não mora ali, o casal informa que não tem ninguém ali com aquele nome e a garota vai embora. Depois de um tempo James sai para comprar cigarros pra Kristen e ela fica sozinha na casa, a garota volta perguntando pela mesma pessoa, Kristen repete que não mora ninguém ali com aquele nome e que ela já tinha passado por ali. Com medo ela tenta ligar para o namorado, mas percebe que a linha telefônica foi cortada e que há mais de uma pessoa por lá fora, querendo transformar sua noite em um pesadelo.



A primeira metade do filme é muito boa, o diretor consegue criar um clima inquietante, com uma fotografia escura e cheia de sombras. O clima de tensão é bem construído e lembra um pouco o Halloween de John Carpenter com aquele clima de perigo constante. Os assassinos também lembram o Michael Myers de John Carpenter, assassinos misteriosos e mascarados que somem de um lugar e aparecem em outro e parecem ser onipresentes.

O cenário usado no filme ajuda a criar o clima, uma casa de fazenda escura no meio do nada. A falta de trilha sonora também ajuda a criar um clima bacana, em vez de trilhas sonoras musicais o filme opta por silencio e efeitos sonoros de sons ambientais, com barulhos de passos, batidas nas portas. Explorar um medo comum foi algo certeiro para a criação do terror. Todo mundo tem medo de que algum estranho invada a sua casa e faça mal a sua família e o filme explora esse medo de forma certa, já que os estranhos estão ali para atormentar o casal sem motivos aparentes.

Um dos pontos altos do filme é não criar explicações e motivos para os assassinos, coisa rara nas produções atuais, que sempre tentam explicar tudo ao expectador. Os motivos dos três mascarados são um mistério. O fato de não sabermos quem são, ou porquê estão fazendo aquilo, deixa o filme mais assustador e estranho. Tem até uma fala no filme que eu acho genial. 

Kristen pergunta: "Por quê vocês estão fazendo isso com a gente?"
E um dos estranhos responde: "Porque vocês estavam em casa!"









Nenhum comentário:

Postar um comentário