segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Cachorro de Raça: Shih Tzu




O Shih Tzu é um cão pequeno que pode ser de praticamente qualquer cor. Os mais desejáveis são os que tem a testa e a ponta da cauda brancas. Seu pelo é longo no topo e denso embaixo. Quando o cão é adulto, o subpelo deixa o pelo de cima com uma aparência glamurosa. Sua cabeça e sua cauda são empinadas, o que dá um ar de confiança à raça. O corpo é compacto e levemente comprido. Tem uma boa estrutura corporal por baixo dos pelos sedosos. Os Shi Tzus tem os olhos grandes, arredondados e com a expressão de confiança e amizade. As orelhas são cobertas por um cabelo liso que se extende até suas pernas dianteiras. Normalmente seus dentes de baixo são mais proeminentes que os dentes de cima. Sua cauda é longa, empinada e curvada pra cima. O pelo do Shih Tzu quase não cai, então essa raça é uma ótima escolha para quem é alérgico (rinite e afins).

O Shih Tzu vem do Tibet, onde era mantido dentro dos templos como um cão assustado. É sabido que eles eram ocasionalmente doados aos imperadores da China durante o século 17 como um tributo à honra. Na China, o Shih Tzu já foi considerado um amuleto de boa sorte. Existem pinturas do início do século 16 que mostram cães que se assemelham a pequenos leões. O nome Shih Tzu significa “leão”. No início dos anos 30, um filhote da raça Shih Tzu foi dado de presente para a Rainha Elizabeth e isso popularizou a criação da raça na Inglaterra. Nos Estados Unidos, a raça só começou a fazer sucesso no final dos anos 60.

Shih Tzus são alegres e extrovertidos. Eles são bons cães de colo e ótima companhia para brincar também. Eles estão sempre animados. São apegados à família e ótimos com crianças. Eles são bem teimosos e podem ser difíceis de educar. Os Shih Tzus ocupam o 70º lugar no ranking de inteligência canina. Eles também são bons cães de alerta e costumam latir quando acontece algo novo à sua volta. Atenção aos vizinhos, pois seus latidos podem ser indesejáveis. Eles também costumam ser dóceis com outros animais, mas como todas as raças, devem ser sociabilizados desde cedo, tanto com outros cães quanto com crianças e gatos. Ao apresentar um novo ser para um Shih Tzu, sempre supervisione (aliás, isso serve para qualquer raça!). É importante manter a raça ativa e com constante carinho e companhia. Eles gostam muito de atenção e adoram estar presentes em tudo. Shih Tzus ficam felizes em te seguir pela casa. Eles são muito carinhosos, apegados e amigos, adoram um colo e não ficam muito bem sozinhos.

Shih Tzus são cães braquicefálicos (focinho achatado), o que significa que podem ter problemas respiratórios de moderados a graves. Desde roncos e espirros até apnéia e infecções. Eles também podem ter infecções de ouvido, se não forem limpos corretamente. Eles também tem tendência à obesidade e é importante cuidar dos seus dentes para evitar problemas periodontais.
É importante escovar o Shih Tzu todos os dias, o que dura em média 15 minutos (considere isso se você não tem tempo ou não gosta dessa atividade antes de adquirir um Shih Tzu). Se você acostumar seu Shih Tzu a ser escovado diariamente, isso vai se tornar uma atividade muito prazerosa pra você e pra ele. Escovar o pelo vai mantê-lo sedoso, macio, brilhante e principalmente sem nós. Além disso, normalmente prende-se a franja do Shih Tzu para evitar que os pelos da testa caiam em seus olhos. Assim como todas as raças, principalmente as que vivem em apartamento, é importante cortar suas unhas, pois se ficarem muito grandes elas curvam para baixo, atrapalhando seu caminhar e até causando feridas nas patinhas.

Os olhos do Shih Tzu são proeminentes, além de estarem expostos a muitos pelos em volta. É importante manter seus olhos bem limpos e você pode usar um lenço umedecido para limpar essa região. Como eles tem pouco focinho, cuidado quando for passear na rua com ele, para que espinhos não entrem em seus olhos. Além disso, cuidado com quinas e outros móveis na sua casa.

Essa raça adora brincar. Caminhadas curtas são suficientes para mantê-los saudáveis, tanto mental quanto fisicamente. Eles adoram jogos dentro de casa também, mas isso não elimina sua necessidade de passear. Eles tem uma tendência a ficar muito tempo deitados, então é importante incentivá-los a fazer atividades. Assim como os seres humanos, exercício faz bem pra saúde.


O adestramento deve começar cedo, assim que o Shih Tzu chegar em casa – por volta dos dois meses. As seções devem ser curtas e frequentes, como por exemplo 3 seções de 10 minutos por dia. Eles tendem a perder o foco com facilidade, por isso não adianta fazer longas seções de adestramento com eles. No ranking de inteligência, eles não ocupam uma posição muito boa, por isso é preciso paciência e amor. Pode levar certo tempo e certo número de repetições para que um Shih Tzu entenda o que você está querendo dizer, mas o resultado vale a pena!
Importante: se estiver ao ar livre, sempre deixe-o preso à coleira. Não deixe seu cachorro solto em locais abertos em nenhuma hipótese.
O preço de um filhote de Shih Tzu pode variar muito de criador para criador. Em um canil sério e renomado, pode custar até R$3.000,00. Não compre seu Shih Tzu em pet shops sob nenhuma hipótese, pois não há nenhuma garantia de que ele veio de um criador sério, que cuida da saúde de seus animais e está com o pedigree em dia. Não compre seu Shih Tzu na internet nem em petshops.

Expectativa de vida: 12 a 16 anos

Ninhada: em média 3 filhotes. Pode variar de 1 a 5.
Grupo: 9 – Cães de Companhia
Padrão da Raça: CBCK
Cor: preto, marrom ou branco são os mais populares. É comum serem bicolor.
Pelo: longo
Tamanho: Toy/pequeno
Tosa: requer pouca tosa
Altura (macho e fêmea): até 28cm
Peso (macho e fêmea): entre 4kg e 7kg
Ambiente ideal: O Shih Tzu é o cão ideal para a cidade e para o campo. Na cidade, esses cães se acostumam facilmente com barulhos e o estilo de vida em apartamento. Eles também adoram correr pelo campo, mas eles são pequenos, frágeis e são cães de companhia, por isso mesmo no campo devem ser mantidos dentro de casa.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Dakota Johnson e Charlie Hunnam protagonistas de "50 Tons de Cinza"


Agora é oficial: Dakota Johnson e Charlie Hunnam serão os protagonistas de Cinquenta Tons de Cinza. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, pelo Twitter da autora do best-seller erótico, E L James.
Primeiro, a autora revelou a atriz: "Tenho o prazer de informar que a adorável Dakota Johnson concordou em ser nossa Anastasia na adaptação de 'Cinquenta Tons de Cinza' para o cinema", disse a escritora.
Poucos minutos depois, ela anunciou também quem interpretará o protagonista: "O lindo e talentoso Charlie Hunnam será Christian Grey na adaptação cinematográfica de 'Cinquenta Tons de Cinza'.
Em junho, a produtora Universal e a Focus Features anunciaram que o longa-metragem tem lançamento previsto para o dia 1º de agosto de 2014 nos Estados Unidos. 
A confirmação de Dakota, de 23 anos, põe fim a meses de especulação, quando surgiram nomes como o da inglesa Emma Watson, a Hermione na saga Harry Potter, para o papel da pura Anastasia, que na ficção sucumbe aos encantos de Grey. Na época, Emma ironizou a possibilidade: "Quem aqui realmente acha que eu faria a adaptação do "50 Tons de Cinza"? Assim, sério, de verdade? Na vida real?", escreveu.


Em 1999, Dakota fez sua estreia no cinema em "Crazy in Alabama", onde ela e sua meia-irmã, Stella Banderas, interpretaram as filhas de sua mãe na vida real, Melanie Griffith. O filme foi dirigido por seu padrasto, Antonio Banderas. No entanto, a atriz é mais conhecida por seus papéis secundários na comédia "Cinco Anos de Noivado" (2012) e "A Rede Social" (2010). Em 2012 estreou na TV, no papel de protagonista na série "Ben and Kate", da Fox.



Hunnam, de 33 anos e natural de Newcastle, já era sondado como possível candidato, apesar de muitos veículos especializados especularem que o favorito era o canadense Ryan Gosling. O ator já fez participações em filmes como "Cold Mountain", "Holligans" e "Filhos da Esperança", e no seriado "Queer As Folk". Seu papel de destaque foi na TV, na série "Sons of Anarchy", como o personagem Jackson 'Jax' Teller.

Os livros sobre o conturbado romance entre a estudante Anastasia Steele e o empresário Christian, recheados de cenas eróticas, já venderam mais de 65 milhões de cópias em todo o mundo. Na trama, Steele firma um acordo com o empresário em que deve ser submissa em diversas atividades sexuais. 

Depois do anúncio, o escritor e roteirista Bret Easton Ellis afirmou no Twitter que a primeira opção de E.L. James para o papel de Christian Grey era Robert Pattinson e que os atores Matt Bomer e Ian Somerhalder, citados por muitos fãs da série, nunca foram cogitados pela autora. 
"Quando E.L. James perguntou quem eu achava que deveria ser o Christian, eu disse 'James Deen, claro'", escreveu o roteirista do filme "The Canyons", protagonizado pelo ator pornô e por Lindsay Lohan e exibido no Festival de Veneza.