sexta-feira, 29 de junho de 2012

Coeur de Pirate


Cœur de Pirate (Quebeque, 22 de setembro de 1989) é o nome artístico de Béatrice Martin, uma cantora e compositora canadense.

A sua mãe, pianista profissional, ensinou-a a tocar piano a partir dos 3 anos de idade.
Estudou piano no conservatório dos 9 aos 14 anos. Aos 15, tornou-se tecladista da banda post-hardcore December Strikes First. Estudou artes, letras e comunicação em Montreal. Em 2007, ela começou a escrever canções, incentivada pelos seus amigos, e foi convidada a integrar o grupo Bonjour Brumaire.

Em 2008 lançou no Canadá o seu primeiro álbum, Coeur de Pirate.
Em fevereiro de 2009, ficou conhecida graças a um vídeo postado no YouTube que usava uma de suas músicas, Ensemble, como trilha sonora. No mesmo ano, já utilizando o seu pseudônimo, escreveu a música Oeuvre du bonheur para uma campanha publicitária da Coca-Cola relacionada aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, que seriam realizados em Vancouver.

Também em 2009, lançou Couer de Pirate na França e recebeu o prêmio Félix de revelação do ano, dado pela ADISQ (associação do Quebeque da indústria do disco, do espectáculo e do vídeo). Além disso, foi indicada para o Juno Awards na categoria de Álbum Francófono do Ano. Em 2010, sua canção Comme des enfants ganhou o prêmio dado por votação popular na 25ª edição do Victoires de la Musique, na França.

Em julho de 2009, o jornal Le Soleil revelou que a cantora havia posado nua para um site erótico quando ainda era menor de idade. Béatrice Martin respondeu por meio da sua conta no Twitter, dizendo que a existência dessas fotos era conhecida por seus admiradores. Numa participação no programa de TV francês Tout le monde en parle, ela descreveu as imagens como “erros da juventude“.