sábado, 31 de março de 2012

The Hunger Games


The Hunger Games (Jogos Vorazes) é um romance para jovens adultos escrito pela norte-americana Suzanne Collins. O primeiro de uma trilogia que leva seu nome, foi originalmente publicado nos Estados Unidos em 14 de setembro de 2008 pela editora Scholastic e lançado em Portugal e no Brasil, respectivamente, em 20 de outubro de 2009 pela Editorial Presença e 29 de maio de 2010 pela Rocco.

Narrado em primeira pessoa, o livro acompanha Katniss Everdeen, uma garota de dezesseis anos que vive em um mundo pós-apocalíptico, em um país distópico chamado Panem - localizado onde estaria a América do Norte. O país é dominado por uma metrópole tecnologicamente avançada chamada Capital, que realiza anualmente os Jogos Vorazes, nos quais um garoto e uma garota, entre doze e dezoito anos, de cada um dos doze distritos do país são selecionados através de sorteio para participar de uma batalha televisionada em uma arena da qual apenas um deles deve sair vitorioso e sobreviver.
Desde o seu lançamento, foi traduzido para 26 idiomas diferentes e teve os seus direitos vendidos para 38 países. Foi recebido de forma geralmente positiva pelos críticos especializados. O segundo livro da série, Catching Fire (publicado em português como Em Chamas), foi lançado em 1 setembro de 2009 seguido por Mockingjay (A Esperança, no Brasil) em 24 de agosto de 2010.

Segundo Suzanne Collins, a ideia para The Hunger Games surgiu enquanto ela zapeava canais na televisão. Em um canal, a autora observou pessoas competindo em um reality show e em outro viu cenas da Guerra no Iraque. As duas coisas "começaram a se confundir de um modo muito inquietante" e a ideia para o livro foi formada. O mito grego de Teseu serviu de base para a história - a personagem principal Katniss seria como um Teseu futurista - e os gladiadores romanos completaram o quadro. A sensação de perda que Suzanne teve quando o pai prestou serviço militar na Guerra do Vietnã também contribuiu para o desenvolvimento do livro, no qual a protagonista perdeu o pai aos onze anos de idade - cinco anos antes do início da história.

The Hunger Games é ambientado em uma nação chamada Panem, durante um período futurístico não definido, após a destruição da América do Norte. Panem é formada por uma poderosa cidade central, conhecida como Capital, que é rodeada por doze distritos mais pobres, definidos por uma sequência numérica que vai de 1 a 12. Algum tempo antes do início dos eventos do livro, havia um 13º distrito, que foi eliminado pela Capital por ter se rebelado. Para evitar novos levantes e lembrar às pessoas do seu poder, a Capital criou os Jogos Vorazes, uma competição anual que é transmitida ao vivo pela televisão para toda a população de Panem.

Para os Jogos, durante uma celebração chamada Dia da Colheita, são selecionados por sorteio uma garota e um garoto entre doze e dezoito anos de cada distrito. Os tributos, como são chamados, são forçados a entrar em uma perigosa arena, controlada pela Capital, e precisam lutar até a morte para que, no fim, reste apenas um sobrevivente.

A história é contada a partir do ponto de vista de Katniss Everdeen, uma garota de dezesseis anos que mora no Distrito 12 com a mãe e a irmã, quatro anos mais nova. Esse distrito localiza-se em uma região rica em carvão - lugar que, no passado, abrigava a cordilheira Apalaches. Katniss perdeu o pai em uma explosão numa mina de carvão, quando tinha onze anos. Katniss sustenta sua família caçando ilegalmente na floresta, junto com seu melhor amigo Gale.

No dia da colheita, sua irmã mais nova é selecionada para participar dos Jogos Vorazes, mas ela se oferece para ir em seu lugar. O outro tributo do Distrito 12 é Peeta Mellark, o filho do padeiro, que tem a mesma idade de Katniss e estuda na mesma escola que ela. Apesar de não ter muito contato com Peeta, a garota sente que lhe deve algo por ele ter lhe oferecido pão quando sua família estava faminta, pouco após a morte do pai.
Depois de selecionados, Katniss e Peeta são levados para a Capital, onde se encontram com os outros tributos. Eles têm como mentor Haymitch Abernathy, um morador do Distrito 12 que venceu os Jogos no passado e que tem um problema com bebida. Katniss conhece Cinna, o estilista responsável por sua aparência nas apresentações em público, que são importantes para ajudar na obtenção de patrocinadores - pessoas que pagam para que o tributo receba ajuda, como mantimentos e remédios, quando estiver na arena.

Ao longo dos dias na Capital, Katniss e Peeta são submetidos a uma transformação em suas aparências, são treinados e fazem apresentações em público. Durante uma entrevista, Peeta revela o seu amor não correspondido por Katniss. A garota acredita que a atitude dele faz parte de sua tática para conseguir patrocinadores e resolve assumir que também gosta dele.
Os Jogos começam com onze dos 24 tributos mortos no primeiro dia. Katniss consegue um arco e flecha e usa suas habilidades de caça para sobreviver, enquanto o número de tributos mortos cresce. Alguns dias depois, Katniss forma uma breve aliança com Rue, uma garota de doze anos do Distrito 11, que a faz lembrar-se de Prim. Rue é assassinada por outro tributo, que Katniss mata logo depois. Ela canta para Rue e envolve seu corpo com flores, como sinal de respeito por ela e repulsa pela Capital.

Supostamente devido a imagem de "amantes desafortunados" que a audiência tem de Katniss e Peeta, é anunciada uma nova regra durante os Jogos: caso dois tributos de um mesmo distrito sejam os últimos a sobreviver, os dois serão considerados vencedores. Depois de ouvir isso, Katniss sai à procura de Peeta, de quem ela tinha se afastado por acreditar que ele estava aliado a outros tributos. Quando finalmente o encontra, descobre que ele está gravemente ferido. Ela encontra um abrigo para os dois em uma caverna e cuida dele, enquanto age como uma garota apaixonada para manter a audiência interessada nos dois.

Quando Katniss e Peeta são os dois últimos tributos, os Idealizadores dos Jogos mudam as regras novamente e, em uma clara tentativa de conduzir os Jogos a um final dramático, dizem que apenas uma pessoa poderá vencer a competição. Ao invés de competir para ver quem sai vitorioso, ambos concordam em cometer suicídio simultaneamente ingerindo amoras envenenadas, pois não queriam conviver com o fato de terem matado um ao outro e tinham esperança de que a Capital iria preferir dois vencedores ao invés de nenhum. A estratégia funciona, e Katniss e Peeta são declarados vencedores da 74ª edição dos Jogos Vorazes.
Embora tenha sobrevivido aos desafios na arena e seja tratada como heroína pela população, Haymitch alerta Katniss de que ela se tornou alvo político por ter desafiado os autoritários líderes de sua sociedade publicamente, já que foi sua a ideia de ingerir as amoras. Peeta fica decepcionado ao descobrir que, para Katniss, seu relacionamento tinha sido uma manobra para conquistar a simpatia do público, e ela, surpresa por ele ter sido verdadeiro e em dúvida quanto aos seus sentimentos.

O primeiro filme baseado na trilogia Jogos Vorazes, distribuído pela Lions Gate Entertainment e produzido pela Color Force, intitulado com o mesmo nome do primeiro livro, chegou aos cinemas em 22 de março de 2012. Dirigido por Gary Ross (Seabiscuit), o filme conta com roteiro de Suzanne Collins, supervisionado e revisado por Billy Ray (Intrigas de Estado).
Katniss Everdeen, personagem principal, é interpretada por Jennifer Lawrence. Josh Hutcherson é Peeta e Liam Hemsworth, Gale. O elenco também conta com Woody Harrelson interpretando Haymitch, Elizabeth Banks como Effie, Willow Shields como Prim, Alexander Ludwig como Cato, Amandla Stenberg como Rue, Jackie Emerson como Cara de Raposa e Lenny Kravitz como Cinna.