sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Instagram - Photoshop Portátil







Instagram é um aplicativo gratuito que permite aos usuários tirar uma foto, aplicar um filtro e depois compartilhá-la em uma variedade de redes sociais, incluindo o próprio Instagram. Esse aplicativo foi desenvolvido e projetado pelo brasileiro Mike Krieger e pelo norte-americano Kevin Systrom, inicialmente para uso em dispositivos móveis Apple iOS sendo posteriormente disponibilizado no sistema Android. Além do aplicativo permitir aos seus usuários compartilharem imagens disponibiliza também uma grande variedade de filtros e efeitos. Eles podem compartilhá-las através do aplicativo e em redes sociais como TwitterFacebook,Foursquare e Tumblr.

Instagram, em conformidade com o padrão Kodak Instamatic e o de câmeras Polaroid, reformata as fotos para adequarem-se a formatos 4:3. Diferentemente da proporção 3:2, normalmente utilizada pelas câmeras de dispositivo iOS.

Quase um “Photoshop portátil” no celular. É dessa forma que muitos explicam o que seria o Instagram — o aplicativo que vem conquistando milhões de adeptos desde seu lançamento em 2010. 

Com certeza, ele não apresenta todos os diversos recursos e capacidades do editor de imagens da Adobe, mas se destaca por ser uma das formas mais práticas de se capturar uma foto e, em poucos toques, acrescentar efeitos e molduras.


Além disso, o número de adeptos ao Instagram cresceu consideravelmente nos últimos tempos, quando o aplicativo foi transferido para o Android. Sua fama é tão grande que este app também conquistou o Facebook, sendo comprado por Mark Zuckerberg pelo singelo valor de um bilhão de dólares.

A empresa desenvolvedora do aplicativo foi aberta por Kevin Systrom e Mike Krieger, também desenvolvedores do software, sem qualquer capital ou modelo específico de negócios. A empresa não havia recebido financiamentos até fevereiro de 2011, quando anunciou que estaria recebendo U$ 7 milhões em aporte financeiro proveniente de inúmeros investidores, incluindo Benchmark CapitalJack Dorsey, e D'Angelo Adam. A empresa ainda não declarou como pretende tornar rentável seu produto, embora tenha deixado implícita a possibilidade de futuramente implementar publicidade paga.

Em novembro de 2010, Dan Frommer da Business Insider afirmou que a Instagram era a desenvolvedora de aplicativos para iPhone mais "promissora", até o momento.
Em setembro de 2011, a Instagram já tinha conquistado quase dez milhões de usuários, possuindo uma equipe de apenas seis funcionários.

O Instagram, como aplicativo e rede social, teve recentemente o seu conteúdo expandido para além destes sistemas móveis e agora está disponível em computadores pessoais, nomeadamente com sistema operativo Windows.

Tal fato foi possível através de uma aplicação para Windows designada Instagrille, que foi desenvolvida pela empresa SweetLabs que tem como objectivo a criação de software e aplicações em HTML5 através da aplicação designada Pokki.
Como muitos podem estar iniciando no universo do Instagram, o Tecmundo listou algumas dicas que são capazes de fazer com que ele se torne ainda mais eficiente. Os resultados são boas fotos e, consequentemente, a maior integração com outros adeptos da rede social do aplicativo. 

1 - Iluminação


É fato que a câmera de um smartphone não possui todas as capacidades oferecidas por uma câmera fotográfica. Além disso, algumas fotos podem ser prejudicadas quanto a alguns problemas decorrentes da combinação “celular + fotografia”, como a dificuldade de se controlar o excesso de luz em uma imagem, por exemplo. 

No entanto, é possível trabalhar essas questões de forma positiva — basta fazer com que os recursos do celular fiquem a seu favor.



Assim, você pode (e deve) soltar a imaginação com a iluminação, utilizando-a de todas as maneiras que o aparelho possa oferecer — como modificar o nível e o tempo de exposição, usar o flash, entre outros recursos. Com os ingredientes combinados harmoniosamente, uma foto que teria tudo para dar errado pode se tornar interessante e criativa.

2 - Zoom


Se você quiser capturar um pequeno detalhe — como uma parte de um objeto ou mesmo um inseto, por exemplo —, tente não utilizar o zoom da câmera do seu smartphone, se puder.



Por mais contrária que essa ideia possa parecer (afinal, qual outra função do zoom se não aproximar os itens para fotografá-los?), infelizmente, esse recurso pode distorcer as fotos em certos casos. 

Assim, a melhor opção é ficar em posições que deixem a câmera do seu aparelho o mais próximo possível da peça que será fotografada — mesmo que isso signifique ficar em uma posição desconfortável, mas é bem provável que o resultado vai valer a pena.


3 - Statigram


Coloque e veja todas as suas imagens do Instagram em uma única janela através do Statigram: um site que permite o gerenciamento da sua conta no Instagram sem muitas complicações.



Além disso, ele também disponibiliza os dados estatísticos da sua conta, como o número de “Likes” e comentários recebidos, quais fotos tiveram maior aprovação, os cinco filtros que você mais usou, quais contas foram as mais acessadas por você, entre outros. 
Trata-se de uma boa ferramenta para gerenciar todas as suas ações no Instagram e acompanhar as tendências do aplicativo — como quais filtros estão sendo mais usados, os estilos de imagens mais comuns etc.


4 - Tags


Como no Twitter, o Instagram permite a utilização de tags (ou etiquetas). Mesmo sendo um recurso de categorização das imagens, saber empregá-lo corretamente pode trazer mais vantagens do que se imagina. E ganhar popularidade é uma delas.


As tags são uma ótima maneira de chamar a atenção de alguém. Por isso, use quantas você conseguir. É um sistema simples e inteligente para aumentar suas chances de ser visto por outras pessoas, além de fazer com que as imagens recebam mais curtidas e comentários. Tudo porque elas foram bem classificadas, ajudando na procura e distinção dos tipos de fotografias que cada pessoa gosta.

5 - Interação


Outra forma de aumentar a interação no Instagram está em saber utilizar positivamente os comentários e as legendas das fotos.



Assim, sempre que for oportuno, é importante acrescentar as tags de nomes de usuários (exemplo: @manolobaixaki) para se referir a alguma pessoa na apresentação de uma imagem ou mesmo para responder os comentários de uma forma mais direta. 

Utilizando esse sistema, a interação fica mais pessoal e garante que outros seguidores acessem as páginas das pessoas marcadas — o que também pode acontecer com você quando for marcado em outras contas.


6 - Estabilidade


Essa dica serve não só para o uso do aplicativo, mas para todos os aparelhos capazes de fotografar: mesmo com as tecnologias que ajudam a evitar uma imagem tremida, é sempre importante colocar o dispositivo em uma superfície fixa para que ele (e a foto, por sinal) fique estável.


Assim, as chances da sua imagem sair borrada ou trêmula são reduzidas — algo que, geralmente, ajuda na obtenção de um bom resultado fotográfico.

7 - Dicas de aplicativos


Com nomes bem sugestivos — como o Instagram Tips (Dicas de Instagram), para iOS —, alguns aplicativos foram criados com o único objetivo de ajudar as pessoas a utilizar melhor todas as ferramentas da rede social do Instagram.






Nenhum comentário:

Postar um comentário