terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Jonah Hex


Jonah Hex é um personagem fictício de quadrinhos do gênero Western. Criado por John Albano e Tony DeZuniga, seus direitos pertencem a DC Comics. Ele apareceu pela primeira vez em All-Star Western #10, 1972.
Jonah Woodson Hex é um pistoleiro caçador de recompensas. Do tipo anti-herói, sua face direita é assustadoramente deformada, o que o leva a se isolar do convívio das pessoas. Ele usa um uniforme dos soldados confederados (Guerra Civil Americana), o que o torna ainda um figura desagradável para seus conterrâneos nortistas que venceram a guerra.
Hex possui uma postura cínica, similar ao Pistoleiro sem nome, e sua roupa confederada lembra Josey Wales, ambos conhecidos personagens de filmes de Western interpretados por Clint Eastwood nos anos 60/70. O cowboy Wales, que surgiu no cinema em 1976, também lembra Hex por ter uma cicatriz no rosto, em decorrência de ter sido golpeado por uma espada de um vilão anti-sulista.
Jonah é filho de prostituta, luta contra o alcoolismo e viajou por toda a América (inclusive Latina) e chegou até a China. Foi casado e teve um filho. Foi desfigurado por um chefe Apache, que usou uma machadinha em brasa para fazer em seu rosto "A marca do demônio". Isso foi uma punição por Jonah ter quebrado a Lei Apache e usado uma arma diferente da permitida(ele esfaqueou seu oponente em uma luta, quando a lei da tribo só permitia o uso da machadinha). Segundo o chefe que o condenara a tal deformidade, isso foi feito apenas em um lado de seu rosto para mostrar a todos que o encontrassem que ele era uma pessoa dúbia, metade boa e metade perversa. Em 1904 Jonah é morto durante um jogo de cartas (antes disso, ele foi transportado ao futuro para uma série de aventuras de ficção científica).

As histórias originais eram sempre iniciadas por uma apresentação criada por John Albano:
"Ele foi herói para uns, vilão para outros. E por onde passava, as pessoas pronunciavam seu nome em murmúrios. Não tinha amigos, esse tal Jonah Hex... Mas possuia duas companhias constantes: Uma, era a própria Morte... A outra, o cheiro acre da fumaça das balas dos revóveres."

Como vilões Hex enfrenta principalmente Quentin Turnbull. É o pai do melhor amigo de Hex, Jeb Turnbull. Quentin culpa o pistoleiro pela morte do filho na Guerra Civil. Ele é um ator que se denomina Camaleão, e usa seus disfarces para tentar se vingar de Hex.
Outro inimigo é El Papagayo, um bandido mexicano. Na primeira história, Hex, enganado pelo Camaleão, se infiltrou no bando do mexicano para prendê-lo. Depois disso os dois voltariam a se defrontar várias vezes.
Jonah Hex (br.: Jonah Hex, o caçador de recompensas) é um filme estadunidense de 2010 dos gêneros faroeste e horror dirigido por Jimmy Hayward. O roteiro de Neveldine/Taylor adapta para o cinema o anti-herói dos quadrinhos da DC Comics Jonah Hex. Distribuído pela Warner Bros. Pictures.

Jonah Hex é um solitário caçador de recompensas do Velho Oeste, temido pela sua habilidade com as armas de fogo e assustador pelo seu rosto com a face direita desfigurada. Ele também tem dons sobrenaturais como conversar com cadáveres e ser ajudado por animais sinistros tais como corvos. Em flashbacks narrados por ele, é contada a trágica história que o levou a situação atual. Ele foi um ex-soldado da Cavalaria Confederada que lutou na Guerra Civil Americana mas que se negou a cumprir as ordens de atacar um hospital da União, dadas pelo general louco, Quentin Turnbull.

Isso fez com que o filho do general e seu melhor amigo, Jeb Turnbull, tentasse matá-lo por insubordinação mas Hex fora mais rápido. Depois da guerra, o general se vinga de Hex matando toda a família do ex-soldado e marcando o rosto dele com ferro em brasa, cuja marca eram as iniciais Q e T. Deixado amarrado a estacas, Hex quase morreu quando foi encontrado por índios que o livraram da morte. A experiência de quase-morte fez com que Hex ganhasse os poderes sobrenaturais.

Depois, Hex usou uma machadinha índia para apagar a marca do inimigo, o que desfiguraria por completo um lado de seu próprio rosto. Ele perseguiu Turnbull por todos os lugares em busca de vingança até o general ser dado como morto em um incêndio. Frustrado, Hex se tornou um caçador de recompensas para aplacar sua ira. Até que o governo americano lhe avisa que Turnbull está vivo e planeja usar uma arma terrível contra a capital, Washington, durante as comemorações do primeiro centenário da independência do país em 1876. Ele recomeça a busca pelo inimigo, ajudado pela bela prostituta Lilah e pelo armeiro negro Smith.











Nenhum comentário:

Postar um comentário