quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Nova Onda: Planking



Aparentemente, estar deitado em locais de difícil equilíbrio, de cara voltada para o chão e com os braços esticados ao longo do corpo é o novo fenômeno da Internet e, em especial, do Facebook.

Você sabe o que é planking? O termo surgiu na Austrália e ficou super popular este ano para designar uma brincadeira em que a pessoa se deita com o corpo esticado e os braços colados ao corpo, como se estivesse em cima de uma prancha ou tábua (“plank”, em inglês). Mas só tem graça se a brincadeira for feita em lugares inusitados – vale uma moto, uma cabine telefônica, placas, a bancada de um telejornal...

Uma atividade, até à pouco tempo desconhecida, está agora a ganhar exposição internacional. A "habilidade" ganhou fama quando um jovem australiano de 20 anos morreu na semana passada, numa tentativa de "planking" na varanda de um 7.º andar.

É preferencialmente realizado num espaço público ou pouco usual, como, por exemplo, uma máquina de lavar roupa, um sinal de trânsito ou até uma grade. O objetivo é publicar uma fotografia online, com uma posição o mais excêntrica possível.

Enquanto que alguns mostraram a sua discordância com esta prática devido aos seus perigos, como a policia australiana ou até o primeiro-ministro australiano, o incidente acabou por ajudar a actividade a tornar-se um verdadeiro fenômeno da web, enchendo o Facebook e o Youtube de fotografias e vídeos.

O jogador da liga australiana de rúgbi David “Wolfman” Williams popularizou a prática em março durante um jogo e descreveu o planking como “um deitar-se ativo”. A página de planking da Austrália no Facebook já tem mais de 120.757 fãs, que postam fotos suas fazendo a brincadeira nos mais bizarros lugares.

Mas não é só deitar e pronto. Há regras a serem seguidas, diz a página oficial no Facebook:

1-      Você deve sempre se deitar com o rosto para o chão, tendo a certeza de que ele permanece sem expressão nenhuma durante a ação;

2-      Suas pernas devem ficar retas e juntas, e os dedões devem estar apontando para o chão;

3-      Seus braços devem ficar esticados ao lado do corpo com os dedos esticados;

4-      Não basta deitar-se da maneira certa. Você deve fazer anunciar que está fazendo um planking para todo mundo ao redor saber;

5-     Você deve sempre pensar na sua segurança e não inventar de fazer isso em lugares muito arriscados.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário