quarta-feira, 8 de junho de 2011

Filme: 9 Canções



9 Songs é um filme britânico de 2004 dirigido por Michael Winterbottom. O título refere-se às nove músicas tocadas por oito diferentes bandas de rock que complementam a história do filme.

O filme foi controverso na seu lançamento, devido ao seu conteúdo sexual, que incluía sequência, não simulada, de relações sexuais e sexo oral, bem como uma cena de ejaculação, entre Kieran O'Brien e Margo Stilley. Segundo o Guardian, 9 Canções foi o filme popular mais sexualmente explícito até a atualidade, em grande parte porque inclui várias cenas de actos sexuais reais entre os dois atores principais.

Sabe aquela máxima: sexo, drogas e rock n roll? 9 canções (9 songs, 2004), de Michael Winterbottom, é sobre isso. Um filme sobre sentimentos comuns e vividos por pessoas simples.

Em Londres, a história de um jovem casal, formado por Matt e sua namorada americana Lisa, é contada a partir de seu relacionamento sexual. As cenas que mostram seus encontros, de teor explícito, são alternadas a trechos de apresentações ao vivo de grupos como o Primal Scream, Black Rebel Motorcycle Club e Franz Ferdinand, entre outros.

A história começa com Matt narrando como foi sua relação com Lisa. Ele está a caminho da Antártida e começa a relembrar os acontecimentos. O diretor quis recriar o dia-a-dia de um casal de jovens apaixonados. Eles se conheceram num show na Brixton Academy, em Londres, e acabaram vivendo um romance. A partir daí, assistimos a cenas comuns do casal. Eles acordam, fazem sexo, tomam café-da-manhã, fazem sexo, almoçam, fazem sexo, trabalham, fazem sexo, saem e, antes de dormir, fazem sexo. Fatos que acontecem quando o relacionamento é recente e apaixonado.

O sexo protagonizado pelo casal é forte e bonito. Eles praticam de todas as formas e fazendo jogos. Todos os movimentos em busca do prazer são mostrados explicitamente. Os mais puritanos podem pensar que se trata de uma desculpa para se mostrar cenas pornográficas. Não é isso. É simplesmente um casal apaixonado derrubando todos os limites. Eles se divertem, transam e até brigam. Logo que acontece essa briga, Matt acaba indo sozinho para o show do Super Fury Animals. A música apresentada é Slow Life. A letra da canção retrata metaforicamente o mix de sentimentos que ele está vivendo.

Todas os acontecimentos vem pontuados pelas apresentações das bandas. Não é um filme intelectual, é simplesmente um exercício sobre os relacionamentos. A reflexão de Matt vai levá-lo a comparar sua situação com seu trabalho. Na Antártida, blocos de gelo se separam e depois trafegam em direção aos oceanos. Esses blocos chamados icebergs, ao derreterem acabam fazendo parte do mar. É justamente isso que ele viveu. O jovem inglês se separou de um bloco maior e se uniu a Lisa. Ao término, ele faz o caminho inverso e volta à sua origem. O ciclo se fecha com a apresentação da banda Black Rebel Motorcycle Club, a mesma de quando eles se conheceram.

9 canções é direcionado a um público jovem interessado em curtir a vida onde ela se faz mais comum. Rock e sexo na medida certa como fonte inspiradora da própria realidade.

As nove músicas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário