quarta-feira, 11 de maio de 2011

O Melhor Amigo do Homem: Yorkshire Terrier

Yorkshire Terrier:
 
 
Muitos são os admiradores e estão em todo o mundo, e o Yorkshire é sem dúvida um dos preferidos dentre todas as raças existentes, como cão de companhia. Esse sucesso é devido a beleza e charme com seus longos pêlos e ao aspecto diminuto de um “toy terrier”. É muito delicado e com ar imponente. Essa raça também chamada york e yorkie, é uma raça canina de pequeno porte do grupo dos terriers. De acordo com a Federação Cinológica Internacional, é a raça de padrão 86, inserida no grupo 3, pertencente a seção 4. Inicialmente criada para ser rateira, seus criadores perceberam de cedo o potencial para uma bem sucedida raça de companhia. Após cruzamentos específicos, o padrão de tamanho, beleza e comportamento foi atingido, o que o tornou um animal popular em poucos anos.
 
Seu físico é descrito como diminuto e proporcial, de pelagem macia, lisa e comprida, o que lembra o cabelo humano. Sua coloração é difícil de ser obtida, o que o torna ainda mais interessante. Sua personalidade, descrita por alguns como grande para seu tamanho, é classificada como destemida, carinhosa, afetuosa, versátil e independente, o que atraiu a atenção dos lares do mundo inteiro, fazendo do yorkshire o cão miniatura mais popular de todos. Inteligente, é também o número um no grupo dos terriers em lista elaborada, que divide a inteligência canina em ranking.
Presente na cultura humana desde o seu surgimento como raça canina, foi o cão favorito na Inglaterra, o primeiro campeão nos Estados Unidos em exibição de raças, o preferido no Brasil por seguidos dez anos e o terceiro cão mais popular em Portugal. O menor de todos os terries, tem como destacados exemplares um campeão de pistas e uma soldado da Segunda Guerra Mundial.
Este canino vive uma média variável entre doze e quinze anos, o que, se comparado a cães maiores, é mais longa. Contudo, o processo de envelhecimento é ainda objeto de estudos e uma nova teoria foi elaborada para tentar explicar as variações.

Como cão de porte pequeno, o resultado obtido para o yorkshire foi a soma dos cinco primeiros anos caninos para um ano humano. À partir deste ponto, são então contados quatro anos de um cão pequeno para um vivido pelo homem, ao passo que os cães maiores, de maturidade mais lenta, tendem a envelhecer mais rapidamente. Isso ocorre devido as diferentes fases de maturidade do cão. Enquanto um yorkshire atinge seu peso máximo em geral aos quatro meses de idade, um São Bernardo necessita de, no mínimo, dezoito meses para chegar aos 60 kg, e suas exigências alimentares para o crescimento saudável são enormes. Com base nessas afirmações, pode-se dizer que um york nascido no mesmo dia e ano que um homem tenha, cinco anos humanos mais tarde, 21.
Yorkshires de idade avançada tendem a sofrer com doenças, dores e alterações comportamentais. Por essa razão, é importante dar atenção às mudanças da idade para suprir as novas necessidades. Entre os principais males que podem acometer os idosos yorkshires estão o nervosismo, a ceratoconjuntivite seca e os problemas ósseos, além de doenças e problemas comuns as demais raças, como o mal de Alzheimer e a depressão, a perda de tonicidade cardíaca e da flexibilidade articular. Fora isso, a visão e a audição prejudicadas, a quietude e o esbranquiçamentos da pelagem são fatores do envelhecimento descritos como normais.

Por ser um animal de companhia, a reprodução do york é, em geral, assistida, devido ainda ao fato de ser uma raça criada para fins financeiros ou manipulação do pedigree. Seus cruzamentos são controlados e por vezes usa-se de inseminações artificiais. Nos cruzamentos naturais, o processo é iniciado na fase do cio da fêmea, que dura em média de quinze à vinte dias, cujo ápice da fertilidade é atingido entre os 8º e 11º dias, fase em que os criadores escolhem os machos mais aptos. Como nas demais raças, as yorkshires nascem com um número definido de óvulos, ao passo que os machos permanecem férteis até a idade sênior.
Nascido o filhote, este requer cuidados diferentes. Por ser diminuto, é desaconselhada a sua separação da mãe antes das dez semanas de vida, já que sua fragilidade é aparente e o cachorro pode contrair doenças. Seu sistema imunológico não está totalmente desenvolvido e o cachorro depende dos anticorpos da mãe. Contudo, no período compreendido entre a quarta e a 12ª semanas, o filhote apresenta-se desprotegido, situação esta que os veterinários chamam de "janela imunológica". Os pequenos nascem totalmente pretos, com pequenas marcas em marrom, adquirindo sua pelagem definitiva e definida apenas aos dezoito meses. Devido a essa completa transformação, há registros de criadores inexperientes que sacrificaram ninhadas inteiras por acharem serem seus filhotes, mestiços.

Origem: Grã Bretanha.

Pêlo: Longo, fino, brilhante e sedoso.

Cor: Preto e dourado.

Porte: Pequeno.

grupo: Terrier.

Altura: 17/23 cm.

Peso: 0,9/3,2 kg.

Classificação: Companhia.



31 comentários:

Giovanna disse...

eu tenho um e ele é muuuuuuuuuuuuuito fofo e meu melhor amigo

~_Lanynha_~ disse...

tenho um, o nome dele é billy... é a coisa mais linda do mundo, aliás, ele e sua mãe líli, que é da minha tia. amo eles, são mto carinhosos...'(l

Anônimo disse...

ganhei um bixinho desses, ela e lida estou muito feliz com ela!

Iara disse...

A minha é linda e chama-se Liza.. Estou pensando em obter uma cria ela está no 3o. cio...vai entrar. mas eu tenho tanta pena! Uns dizem que é bom tirar pelo menos uma cria, outros dizem que é bom já castrar, já que pode judiar muito do animal, estou na maior dúvida
Iara

Danyelle disse...

Acabei de comprar uma ela é muito linda. o nome dela é mel. estou com duvida de qual ração devo dar a ela.

italo disse...

Ola! eu tinha uma lindissima de nome Mel tambem.mais infelismente ela veio a falecer a tres dias,comprei ela e dei a minha noiva de presente,nós tratavamos ela como se fosse nossa filha.ela era muito brincalhona,amava muito el como ainda amo,sinto tanta falta dela,choramos bastante,por isso olhei essas fotos para lembrar mais dela,cuidem bem deles,eles merecem todo o nosso amor

Italo disse...

A Ração que nós davamos era Pedigree junior,ela adorava comer.saudades eternas Mel.ela era parecia com essa da foto do paninho vermelho no sofa...

gracielle leite disse...

Estava pensando na minha Nina quando encontrei essas imagens! Meu pequeno tesouro morreu com quatro aninhos há uma semana. Ainda estou muito abalada com a partida dela!

Meu Bijuzinho, te amarei para sempre!

Anônimo disse...

eu estou procurando um cachorro que seja yorkshire

Anônimo disse...

Fodaaaaa-seeeeeeeeeeee q eh seu melhor amigo, gordinha nerd

silvagoncalvesvi disse...

queria mt um desses :( mais tenho 3 grandes cachorros e eles me deixam mt mt mt felizes mais as vezes sinto falta de um desses yokshire

marcos disse...

ola dei um deste de presente pra mulher que amo ela se chama gisele zeferino ele e de mais e esta fazendo ela muito feliz pois e mais belo dos presentes segundo ela ....

Anônimo disse...

Eu tenho umaaaaaaaaa...ela se chama Liz é lindaaa

Anônimo disse...

Anônima........anônimo, eu tenho uma é linda, brincalhona, uma fofa, tem 8 meses, mas está dificil cuidar dela, pois chora muito a noite, manda seu e-mail pra mim, a gente pode conversar a respeito. anônima..

Duana disse...

Eu tenho duas Yorkies lindas!! Amo demais e elas não me deixam por nada ^^ <3

Anna Carolina S2... disse...

quanto custa um york?

Anônimo disse...

custa entre 600 e 3000, depende do sexo, linhagem, tamanho(ñ existe micro ñ seja enganada: são cães um pouco menores que o resto da ninhada cruzados, o padrão é 3kg são muito mais saudáveis assim). Eu tenho uma fêmea paguei 800.

Anônimo disse...

Eu tenho o meu, o Kadu!!! É a raça mais companheira que pode existir!!!! amo ele

Anônimo disse...

Também temos uma com 03 meses o nome dela é Lizzie.Come ração ProPlan filhote.É linda companheira.Quem quer um filhote precisa desembolsar grana e cuidar pq eles querem carinho e atenção.

Anônimo disse...

Anossa pequena Lizzie custou R$1.500,00.

Anônimo disse...

Eu tenho 2 em casa, um casal e eles são a alegria da casa... Daphnne e Frederico, são os nomes das peças raras...

Anônimo disse...

aiaiaiiaiaiaiiaiaiaiaiaiiaiaiaiaiaiaiaiiaiaiaia euu achein horivel com mto pelo o york........


porisso quando eu ganhar um eu n vou deixa-lo PELUDOOOO

Margarete disse...

Tenha uma e o nome é Belinha, MARAVILHOSA, GOSTOSA, CARINHOSA, AMO DE PAIXÃO

Anônimo disse...

eu acho um bichinho feio

Anônimo disse...

eu amo essa raça
eles são muito lindos!

Anônimo disse...

Eu adoro yorki shitzu e llhasa...

Beatriz disse...

Olá ,meu nome é Beatriz,e eu estou doente por uma cadelinha dessa,eu choro pq eu quero uam,até chego a sonhar,só que o problema é que eu tenho um pit bull e ele mata os outros cãezinhos ):

Dea Fashion Dogs disse...

a minha se chama chay ela quase morreu de infecçao intestinal quase tive um trosso mais graças a deus e a sao lazaro ela ta otima e acabando com tudo dentro de casa e eu estou muito feliz

gg disse...

Minha filha tem loucura por um desse , hoje ela ia passando em frente de uma casa de ração e ela viu um desses chorou tanto que me partiu o coração , mais no momento não dava pra mim compra , mais um dia eu vou dar um para ela eles parecem ser muito docio .

Anônimo disse...

SE TIVER FILHOTES ME DOE 1 POR FAVOR . MORO EM SÃO PAULO, RUA ATUCUPÉ MEU N´MERO É 58243747 MUITO GRATA!!!! COLOQUEI ANÔNIMO POR QUE EU NÃO TENHO ESSE ENDEREÇOS MAIS MEU ENDEREÇO DE FACEBOOK É. gabrielle_face@yahoo.com

Anônimo disse...

olá eu tenho um york...tem 4 meses...é fofinho...gordinho e sapeca ta muito lindo seu pelinho ta clareando no rosto..ta ficando loirinho.pesa 2 kg no momento...seu nome é Guri !

Postar um comentário