sábado, 30 de abril de 2011

Fascinators



Agora que a princesa Catherine Elizabeth Middleton entrou para a lista das it-girls o seu estilo sempre foi inegavelmente o de uma it, com muitos sorrisos, cabelos incríveis, make perfeito e um closet abarrotado de peças maravilhosas que se tornam hit quando ela as usa. Por falar nisso, se tem uma peça que caracteriza esta fase de Kate são os acessórios de cabeça: Chapéus e casquetes ou fascinators.

Os fascinators, que são peças menores que um chapéu e maiores que uma tiara, fixadas a cabeça através de grampos de cabelo, presilhas, pentinho ou tiaras estreitas, são adotados por ela em momentos mais formais, como eventos ao ar livre, casamentos diurnos ou corridas de cavalos, que são eventos sociais onde, na Inglaterra, estes ornamentos são vistos com frequência.

Ela os usa, atualmente, em eventos mais informais porém tende a ser cada vez mais vista em versões chiques e em eventos formais, já que se trata de uma peça comumente adota pela nobreza, como o emblemático exemplo da Rainha Francesa Maria Antonieta, no século XVI.

Uma coisa é certa, sendo, ou não, os fascinators de Kate substituidos pelos chapéus da Princesa Catherine, a volta dos casquetes, que depois de serem trendie nos anos 40 andavam super esquecidos, é, até agora, uma das maiores contribuições dela ao mundo da moda.

Para as brasileiras acompanharem a moda lançada por Kate Middleton, a Casa Vasconcellos Grinaldas e Jóias (www.casavasconcellos.com.br) lança uma linha especial de fascinators, acessório de cabeça similar ao casquete. A designer Fabiana Vasconcellos elaborou peças para serem usadas em diversas ocasiões, desde festas e casamentos a coquetéis e jantares. Ela acredita que depois do casamento, as mais fashionistas utilizarão mais este acessório, um dos preferidos de Middleton.

Os preços variam de R$ 200 a R$ 2 mil, de acordo com os materiais utilizados e o tamanho da peça. As interessadas podem customizar as peças e adaptá-las para ocasiões e personalidades diferentes. “No último mês, fomos procuradas para produzir fascinators similares aos da futura princesa, a maioria optou por peças mais discretas”, comenta.

Desde sua criação, na década de 50, o fascinator é sinônimo de elegância e sofisticação. Hoje, ganhou novos formatos utilizando diversos materiais, como: rendas, metais, pedrarias, flores de tecido, véus, penas, dentre outros. Muitas celebridades internacionais já fizeram uso da peça, como Sarah Jessica Parker, Katy Perry, Blake Lively, Dita Von Teese, Paris Hilton, Victoria Beckham, Taylor Momsen, entre outras. Mas ganhou maior visibilidade na cabeça de Kate Middleton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário