sexta-feira, 18 de março de 2011

Beco Post Alley


A pedra de Barney, atração do castelo mesmo nome, próximo a Cork, na Irlanda, foi eleita pelo site de viagens “Trip Advisor" a atração mais anti-higiênica do mundo. Uma parede coberta por chicletes mascados, na cidade de Seattle, em Washington (EUA), ficou em segundo lugar.

Segundo a lenda, a pedra de Barney presenteia com a eloquência todos aqueles que a beijarem. Já o muro no beco Post Alley, próximo do Mercado Pike Place, é conhecido hoje por Parede de Chicletes de Seattle e começou a receber intervenções dos turistas e locais na década de 1990.

Um muro no beco Post Alley, em Seattle (USA), é desde 1990 uma obra de arte em constante mutação. A cada novo chiclete mascado, a instalação – que não nasceu com esse intuito – cresce e sofre intervenção.

A Seattle Gum Wall, ou Parede de Chicletes de Seattle, tem uma história peculiar. Em meados dos anos de 1990, turistas e moradores locais que iam ao Market Theater e enfrentavam longa espera na fila acabavam colando chicletes mascados na parede de tijolos do beco. No início, além de chicletes, moedas também faziam parte da intervenção coletiva, porém com o passar do tempo apenas os chicletes ficaram. Em 1999, a cidade oficializou o local como ponto turístico.

A parede de chiclete possui uma área de 15 metros, e os visitantes que por lá passam são convidados a interagir com a obra de arte acidental.



Nenhum comentário:

Postar um comentário